terça-feira, 22 de novembro de 2011

Capturando Haikais

Da janela do atelier capturo muitos haicais

Um risco dourado atravessa o jardim e desaparece na escuridão. Zunidos de insetos me aguçam os tímpanos. Ouço  pios de um pássaro que soam como choro de um filhote abandonado. Um par de asas esvoaça num giro de cento e oitenta graus e se esconde no velho pé de Uvaia. Me esquivo do vai-e-vem  de uma mariposa que me assedia querendo tocar o meu rosto.


Bem mais adiante lumem como pisca-piscas os aviões que ainda pousam e decolam. Já me acostumei com o movimento do aeroporto e o ruído  é quase imperceptível devido a rota paralela com o local onde moro. A iluminação mais intensa sobre o lado direito da pista sempre traz na memória o dia fatídico: a queda do avião seguido de forte explosão e um imenso fogaréu com grandes nuvens de fumaça subindo ao céu.


Me encanta muito mais a luz do dia. Sabiás, cambacicas, pardais, bem-te-vis , periquitos e outros pássaros aparecem no meu jardim atraídos pelas árvores. Entre a laranjeira, o romanzeiro e a pitangueira, disputam o pequeno espaço  os camarões amarelos,  as rosas e as belas- emílias que floreiam o ano todo. Alguns trevos de quatro folhas entremeados de morangos silvestres apareceram no cercado.


 Uma chuva intermitente fez desabrochar no chão muitas flores com lindas pétalas pintadas em degradê.


No aeroporto que finalmente dormita, os seus refletores me despertam dos devaneios do dia. Os raios de luz chegam até o atelier para sinalizar que é hora de recolher. O lamento do pássaro agora também silencia, mas os zunidos dos insetos prosseguem até o amanhecer.


Agradeço aos amigos que me enviaram os haikais dos bichanos queridos que enriqueceram esta postagem.




54 comentários:

  1. Fizeste uma linda captura.Lindos haikais! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Parece imagens de um delírio; um delírio legal: Edênico.
    Elisa, estás cercado por um pedaço de paraíso , hein! (que privilégio!)
    Pura poesia! (Linda tela, belos haicais)

    Abraços/beijos, my Ciber Sister!

    ResponderExcluir
  3. Lindos haikais! E a Primavera faz-se anunciar...não conheço o fruto em cima! são parecidas com laranjas será?
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Elisa, doce, poeta, artista, maravilhosa,

    Trabalho encantador! Emocionante a sensibilidade nas fotos, nos haikais, no texto.
    Girassóis nos seus dias. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. ELISA
    BOA NOITE
    MAIS ESTOU AQUI PARA TE PEDIR PARA VC DEIXAR A DATA DO SEU ANIVERSÁRIO. POIS QUERO PASSAR PARA A MINHA AGENDA.Olá anjo amigo!
    Se temos de esperar,
    que seja para colher a semente boa
    que lançamos hoje no solo da vida.
    Se for para semear, então que seja
    para produzir milhões de sorrisos,
    de solidariedade e amizade.


    Beijos na alma!
    BRISA

    ResponderExcluir
  6. é o que há de bom no haicai, os sentidos ficam aguçados nos mínimos detalhes. que bom esse contraste onde moras,onde o som dos pássaros amortece o dos aviões. Lindas fotos,belos haicais.

    bjos.

    ResponderExcluir
  7. Elisa, tudo bem?
    Que linda manifestação da natureza, o verde e os bichinhos emoldurando nossa vida em forma de haicais!
    Maravilhosos Haicais!
    Lindo post!

    Grande abraço e ótimos dias para ti e família, e família animal :)

    ResponderExcluir
  8. Boa noite filha amada!
    Vc e seus haicais deixando cada imagem falar por si de tão lindas...
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Elisa querida,
    Obrigada pela visita ao meu espaço. Fiquei muito feliz com você por lá.
    Que post lindo! Amei, amiga. Tanto verde, flores e até frutos. Que maravilha!
    E os bichanos são lindos. E lindos também os haicais. Gostei muito de tudo.
    Um afetuoso beijo para você.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  10. Irmazinha..
    Vc e tao delicada como seus hai-kais.
    Amei as imagens, os hai-kais.. e o teu carinho!!!

    Aqui te amor..esse alimento que o mundo precisa!

    beijo com carinho...

    ResponderExcluir
  11. Meus aplausos pela poesia traçando o cotidiano,que foi uma obra de arte de uma sensibilidade perfeita e com olhos recriando imagens e nos colocando nesta viagem pela janela.Os haikais ficaram belos e grato por estar nesta pagina linda.
    Meu abraço Elisa de paz e luz.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Elisa!
    Cada haicai embeleza tanto os olhos quanto o intelecto.
    As imagens também contribuem muito com o embelezamento das postagens.

    Parabéns pela genialidade!

    Abraços do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  13. Quanta originalidade, gostei muito!!

    abraço
    oa.s

    ResponderExcluir
  14. Olá Elisa!

    Tudo tem vida ao nosso redor
    Entendo o olhar atento
    Os Haikais estão um amor

    Beijo e kandandos a atravessar tanto mar...

    ResponderExcluir
  15. Lindas fotos e textos. Gostei mesmo!

    ResponderExcluir
  16. Que blog lindo! seus textos lindos e sensíveis. Belíssimos haicais. Voce é de uma extrema sensibilidade. Também amo passarinhos, a natureza, o mar...
    Vim lá do Toninho e adorei conhecê-la.

    Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  17. Pois não conhecia um pé de Uvaia, Elisa, fiquei imaginando o gosto... talvez, um agridoce... talvez.
    Sensação boa por aqui, é que neste teu espaço, a primavera nos brinda com fartura e sol, com um voo no azul profundo, na beleza destes teus haicais, é certo.
    um abração pra ti

    ResponderExcluir
  18. Eu te acho gênio*...
    Que lindo o que está aqui, me impressionou, viu.
    Fico grata por partilhares conosco.
    A NATUREZA ENCANTA A TODOS!
    Textos bonitos e leves, doces como as imagens.
    Beijos e boa noite.
    Mery*

    ResponderExcluir
  19. Elisa!
    Gostei de acompanhar através de sua descrição, seu dia a dia, o que acontece em torno de sua casa e seu mundo. Mais lindo ainda ficou o post com os haicais perfeitos.
    amei!
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  20. Olá Elisa! Adorei esse su dia adia. Belissimas fotos e todo seu carinho amiga... Bjo grande no seu coração!

    ResponderExcluir
  21. Também tenho essa percepção do que se passa ao ouvido ... essa percepção da vida além da nossa própria existência, que muita gente não percebe ...

    ResponderExcluir
  22. Que lugar encantador, uma prosa muito agradável de ler! Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  23. A natureza tem o dom de nos enternecer…

    Um beijo da Nita.
    De boa manhã!

    ResponderExcluir
  24. Elisa

    Fiquei com água na boca de ver os frutos da uvaieira. A natureza é linda e vista pelos olhos de quem a ama, fica mais linda ainda.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  25. Bonitas foto. Feliz fin de semana para ti.

    ResponderExcluir
  26. ;)

    Desejo-lhe bom fim de semana.

    Saudações poéticas

    ResponderExcluir
  27. Te deixo muita Alegria, Muita paz, Muita energia e meu eterno carinho por você!
    Vc é muito especial para mim Existe um lugar onde tudo é possível.
    Onde o amor é verdadeiro. Onde não existe um preço a pagar.
    Onde tudo se conquista, nada se compra. Onde os dias são calmos e só se ouve verdades.
    Obrigada por tudo por essa amizade linda que me dedica.
    Estou retornando devagar conto com
    sua presença no meu blog sempre que for possivel.
    A novidade linda e maravilhosa que tinha para contar
    é que serei em julho bisavó isso ñ é maravilhoso?
    .•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*.*...*...*
    Que Deus te abençoe sempre .
    um lindo final de semana.
    Evanir.
    Estou seguindo-te e te amando para sempre .

    ResponderExcluir
  28. º°❤
    Olá, amiga!
    Gostei muito das imagens e dos pensamentos que me vieram à cabeça...
    Bom fim de semana!
    Beijinhos. º° ✿
    ♫° Minas
    ·.♪
    ❤♥

    ResponderExcluir
  29. Olá Amiga Querida..

    O que mais me encantou .. a sensibilidade do teu ver, ouvir,sentir poético da natureza que te rodeia, da vida que se faz presente pelos sentidos, e que responde a tua chamada.. lhe ofertando mais ainda... tornando abundante teu espaço como é abundante a vida-natureza. E não uma reclamação de ir e vir de aviões, o som da natureza é maior pra vc...do que ruído de aviões.. Belo post...
    Parabéns querida!
    Grande bj no teu coração.
    Lecy'ns

    ResponderExcluir
  30. Gosto da ternura sorridente que sempre encontro aqui no teu blog!

    Muitos beijinhos.

    ResponderExcluir
  31. Bom domingo filha amada e querida!
    Passando para deixar meu xerooooooooo
    e dizer que vc mora do lado esquerdo...
    Bjs de dia de domingo...!

    ResponderExcluir
  32. Oi Elisa...
    Lindo os haikais dos meus amiguinhos...Linda descrição pela janela do seu atelier...Amei!
    Nyan nyan
    Nina

    ResponderExcluir
  33. Elisa...
    Encantador sua descrição do seu cotidiano através da janela do atelier...os detalhes da natureza, as imagens e os haikais tornam tudo mágico...Lindo!
    Beijos!
    San....

    ResponderExcluir
  34. É uma honra um haicai teu no rejaneando, querida Elisa, vim te agradecer trazendo mais um voo com os estorninhos neste vídeo http://youtu.be/d9T-tW2Asxs - pra gente transvoar junto.
    Obrigadíssimo

    ResponderExcluir
  35. Oi minha doce Elisa, adoro seus haikais e toda vez que os leio me vem passarinhos na mente, mesmo não tendo nada a ver com passarinhos o que vc diz. Acho que sua alma deve ter asas de pássaro e alça lindos voos nas palavras, nos encantando sempre.

    bjokitas com super amor e carinho no seu lindo coração :)

    ResponderExcluir
  36. Olá Elisa,

    To aqui, batendo ponto! rs

    Não conheço Uvaia, mas gosto muito de Romã e Pitanga.

    Importante estar sempre atento ao que acontece ao redor, mas somente quem tem sensibilidade aguçada consegue tirar proveito disto!

    ResponderExcluir
  37. Elisa

    Como será tonificante, o trabalho no atelier, rodeado de Haicais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Elisa,que poetisa maravilhosa vc é!Ao seu redor,toda a poesia do mundo...é só colher!Amei!Bjs,

    ResponderExcluir
  39. Muito bonito esses Haicais Elisa. Encantador seu post, a imagem lindas. Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  40. oi Elisa!, é um conforto vir aki, ver e ler suas inspirações! parabens, bjao

    ResponderExcluir
  41. Que barato!!

    Esse é o olhar de quem sabe ver a vida e tudo o que ela tem de poesia!!

    Adorei isso, Elisa!

    Um beijo e meu sempre carinho!

    ResponderExcluir
  42. Como eu não acredito lá muito na sorte...

    preferia ficar com o morango!

    Sorte ou não sorte

    é se ele é saboroso ou sensaborão! rs rs rs

    Saudações minhas!

    ResponderExcluir
  43. Olá, grande amiga Elisa!
    Voltei para dar mais uma saboreada nos seus haicais e lhe agradecer pela visita e comentário na minha última postagem.

    Abraços fraternos do amigo.

    ResponderExcluir
  44. Obrigada pela visita, comentário e doçura.

    Seguindo por aqui tb, afinal temos várias afinidades: árvores, gatos, chica...

    Beijoca :)

    ResponderExcluir
  45. Eu saboreei cada um, mas especialmente o *trevo, o *morango, uma linda flor...desabrochando com a chuva*, eu penso que já vim aqui e ... #Sim, eu já vi essas imagens lindas, e vi outra vez, não cansa!!
    Lindo dia amiga, és um doce, no teu perfil diz isso...beijos da Mery*))

    ResponderExcluir
  46. Elisa, obrigada pela visita e por todas as palavras gentis que deixou em meus blogs. Vc é uma querida!

    Desejo a ti e à tua família super boas festas e um ano maravilhoso de muita saúde e paz! E que nossa amizade frutifique, assim como florescem teus haikais.

    Beijo carinhoso
    meu afeto
    :)

    ResponderExcluir
  47. Boa noite querida filha!
    Vim trazer um beijinho para te acalentar por toda a noite...

    ResponderExcluir
  48. Elisa, querida! Muito obrigada pela sua visita tão iluminadora. Você fez uma lindeza lá no meu texto. E, esses daqui, nossa que lindos, eu adoro também os gatos. Tenho uma gatinha com olhos de brasa, ela é uma brabeza só de amor e coragem. E é assustada de eu achar até graça. Deixo meu beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  49. Querida
    Boa tarde

    Amiga, é com muito carinho que venho agradecer a vc por cada mensagem, por cada palavra, por cada gesto, por cada presente, em fim, a todos que carinhosamente gastaram um tempinho do seu dia pra me desejar feliz aniversario, deu certo, pois foi um dia muito feliz mesmo…
    Aos que ligaram…
    Aos que se atrasaram…
    Aos que não puderam estar “on-line”.
    Deus dê em dobro tudo que me desejaram!
    Sou uma pessoa muito feliz, feliz mesmo…
    Pois tenho pessoas maravilhosas que me cercam…
    Uns bem de perto…
    Uns de longe…
    Outros de beeeem longe…
    Não importa a distância e sim o carinho…
    Isso é um presentão de Deus pra minha vida…
    Obrigado a todos!
    "Há pessoas que transformam o Sol numa simples mancha amarela.
    Mas há, também, aquelas que fazem de uma simples mancha amarela, o próprio Sol."
    (Picasso)
    * O meu maior desejo, é poder transformar as manchas amarelas na vida daqueles a quem amo no Sol mais lindo que possa existir…
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  50. entre bichanos e flores e zumbidos a palavras poética que toca graciosamente o sentido da vida! beijos meus

    ResponderExcluir
  51. Amiga, tua página tá demais!
    Todos os posts estão lindos e claro, aqui em casa estamos babando com a dupla dinâmica Batman e Robin!
    Obrigada por homenagear nossos bichanos!
    Beijos.

    P.S: demorei de vir aqui prq estou envolvida com a campanha política de 2012 e aí já viu, né!

    ResponderExcluir
  52. Olá.passeando encontrei este bloguinho lindo.Sou uma seguidora.espero que não se importe.Um abraço...Lili.

    ResponderExcluir