segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mindim

JÓIA É
GARÇA
MINDIM



Com o fim da safra dos chuchus, marido e eu retiramos todas as folhas e ramos secos limpando toda a área. A seguir a arara Lu pousou  no guarda-corpo da sacada com ar de inquietação porque a arara Dé ainda não havia retornado. Depois, Iara na garupa de sua bicicleta chegou perto da Lu com uma freada brusca. Recompostos do susto eu disse :
- Não fique triste Lu. Fiquei sabendo que a linda anfitriã está empreendendo uma viagem e certamente deve ter pedido para que Dé ficasse lá até o seu retorno. Estou apreensiva agora com a Lili que ainda não voltou.  E olhando depois para Iara, perguntei.
- Quando Lu e Dé retornaram do Amazonas trazendo os haicais do amigo Bento Sales eles me disseram que viram você  e a sua irmã Lili pedalando de bicicleta pelos estradas exuberantes de lá, próximo ao grande rio. O que me diz sobre isso?
- Percorrendo quase toda a extensão do rio de barco e também por terra constatamos que ele nasce no Perú, entra no Brasil com o nome de Solimões e  depois de unir-se ao Rio Negro recebe o nome de rio Amazonas. Vimos de perto a Pororoca e maravilhados com tanta biodiversidade decidimos então continuar a nossa viagem até São Luis do Maranhão e fomos parar no Porto de Itaqui onde um transatlântico estava prestes a zarpar rumo á Europa. Foi humanamente  impossível resistir á tentação de não  embarcar.  Respondeu Iara.
-Tudo bem.  Você trouxe lindos poemas de um grande poeta. Fico eternamente grata mas, e a sua irmã?  Você a deixou sozinha no país irmão.  Será que ela vai demorar?
- Aquele país é muito diferente daqui. Lá parece reinar muita paz. Pode-se caminhar sem pressa,  visitar muitos lugares e muitos poetas. Com certeza Lili não voltará tão cedo. Disse Iara.
-Já que é assim quero que conheçam uma garça. Eu disse.
- Uma garça? Indagou Lu abrindo as suas asas de contentamento.
- Sim uma garça que enviei á Luna Di Primo e ela me devolveu poetisado de Mindins.
- Mindins.  O que são Mindins?  Indagou Iara com a paciência que lhe é peculiar.
- Mindins são pérolas criadas por Luna . Eis, os que ela me enviou: 


A garça
Branca
Voa

Busca
Campos
Outros

Outras
Águas
Rios

A pescar
Suas
Presas

- Gostaram? É uma cadeia poética.

- Sim são lindos, mas acho que eu já vi uma garça semelhante a essa numa outra página, mas com haicai. Disse a arara Lu.
- Você está certa. É no blog de uma grande haicaista do sul que admiro e que mostrarei em outra ocasião.
- Mas Mindim é isto. Continuei.
Brincar com as palavras. Assim define  Luna Di Primo, criadora de Mindim uma modalidade poética menor que o haicai feito em três versos
e em cada verso não pode ultrapassar duas sílabas. Mindim difere do haicai tradicional feito também com três versos , mas composto por cinco, sete e cinco sílabas tônicas




Segundo Luna, o Mindim pode ou não ter um título.


 Cadeias poéticas como:

 Luiz Gonzaga canta

"Sabiá
Vem cá
Também

Tem
Pena
D'eu"

Me diz
Do meu
Amor

 Alvo...
Puro
Cetim

Assim...
O meu
Mindim

 
Mindins de Luna Di Primo

 

  Haicais de Elisa Campos

 

                             

ESPERO QUE GOSTEM
UM BOM DIA

75 comentários:

  1. Oi Elisa!
    Acho uma maravilha estes diálogos para introduzir os haicais!
    Ai menina, que lindos os Mindins! A simplicidade de um verso que diz muito. Seus haicais como sempre muito delicados e os pássaros e as flores agradecem tão belas rimas.Beijinhos e uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  2. Elisa

    Coom dudo se aprende, agora que penso saber como se contrói o Haicai, tive o prazer de ker e pocura saber, como é então o mindim. "o saber não ocupa lugar".
    Beijos

    http://amornaguerra.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Que lindo aqui.Uma historinha legal pra nos apresentar os Mindins. Lindos e parabéns à Luna que os criou e os teus,lindos também!! Eu nem saberia iniciar,srrs Adorei mais essa criação!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Elisa, querida!
    Retorno com calma, tá bom?
    Apenas vim te avisar que te enviei um e-mail.
    Beijos de até!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, ameiiiii!!! A historinha e os mindins, que lindeza, quem sabe uma hora me atrevo escrever um destes.
    Boa semana querida, beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  6. Lindas histórias sempre. Se aprende muito!

    ResponderExcluir
  7. Hacais, Mindins, Luiz Gonzaga, Pássaros, Seus comentários e visita, muita coisa boa junta.
    Uma semana poética, filosdófica e apassarinhada para vc :)

    ResponderExcluir
  8. Olá Elisa, os Mindis de Luna são maravilhosos!
    E você como sempre você fez uma linda apresentação !
    Parabéns! Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Elisa
    Que legal, eu ainda estou começando entender o haicai e agora o mindim?! kkkkkkkk. Mas com vc fica sempre mais fácil. Minha querida eu não recebi seu email, vou deixar o meu novavente é marcoseluciana@hotmail.com . Estou te aguardando minha parenta kkkkkkkk.
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Sensaconal a sua apresentação dos Mindins da querida poetisa Luna.Perfeita homenagem ao talento e a criatividade.
    Estou em falta com a Luna num Mindin.
    Carinhoso abraço para as duas.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Ôi Elisa querida! Que post inspirado! Adorei os Mindins! A Luna é um amor! Fiquei muito feliz em ver a Alvinha por aqui.... Me senti toda boba e orgulhosa, rsrsrsrs, amanhã vou mostrar pro maridão! Uma abençoada semana, repleta de muita paz e alegria!
    Grande e carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei desse mindim. parabéns a Luna pela criação e a vc pela linda apresentação.
    bom dia.

    ResponderExcluir
  13. Oi querida Elisa,

    É tanta a variedade e qualidade do que posta em seu blog, que é só escolher.
    Desconhecia os Mindins. Aqui e no blog do nosso amigo Bento Sales, ficamos, sempre, sabendo mais.
    Continuo adorando seus diálogos com as araras.

    Boa semana.
    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  14. Oi Elisa...eu bem que disse que uma hora destas eu ia brincar de tentar fazer um Mindim, não sei se está certo,rsrsr, mas quando eu for postar, será no meu Blog de poesias, eu te aviso, lá vou estar me referindo a este seu post, colocando seu link e a um link da criadora dos Mindins, a Luna Di Primo, para quem quiser saber mais detalhes sobre esta lindeza que são os Mindins, ok?
    Beijinhos,
    Valéria
    *uma hora ainda vou tentar fazer Haicais... acho lindo!

    ResponderExcluir
  15. Adoro estas postagens, mesmo de férias arranjo um tempinho para vir colocar a leitura em dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Elisa, querida!
    Voltei.

    Muito interessante essa criação da Luna, o Mindim.
    E achei eles muito lindos, também a postagem inteira, pois está bela e criativa, e ainda me fez conhecer essa nova forma de versar.

    Beijos e ótimos dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que amor!
      Agora que eu vi, meu filho gato Lito, Elisa!
      Que lindo! Obrigada por colocar ele aqui no seu espaço, meu mimoso da mãe :) Já tem 12 anos meu filho!
      Beijos e beijos!

      Excluir
  17. Elisa,
    vc e a Luna formam uma dupla adocicada por versos na poesia mínima e na máxima beleza.
    Que delicados são estes encontros do conto com o mindim e o haicai.Verdadeiros painéis encantados.
    Obrigada por nos apresentar doçuras em poesia.
    Mil bjos, haicaísta.
    Aplausos às duas.
    Calu

    ResponderExcluir
  18. Eliiiiiiiiisa kicoisa mais linnnda você fez... aiai toaqui namorando tanta beleza. Olha, ficou tudo mega. Eu preciso agradecer a você esse carinho de apresentar os mindins no seu espaço tão valoroso pra todos... uma honra mesmo, os mindins meio a todo esse trabalho do seu grandioso talento. É de envaidecer a quem é agraciado de estar junto às suas companheiras araras e seus lindos haicais. Obrigada, por tudo... bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  19. Olá, grande amiga Elisa!
    Tenho grande carinho pelas araras Lu,Lili e Dé, pois, além de lindas, traz-nos novidades maravilhosas. Fico feliz por ver que também ainda não se esqueceram de mim (rs).
    Cada postagem sua nos brinda com ótima surpresa, que alegram não só nossos olho, mas também a alma.
    Gostei sobremaneira do Mindin, pois tem bom ritmo e é conciso como uma joia bem cinzelada.
    A amiga Luna Di Primo está de parabéns.
    Seus haicais, amiga Elisa, estão espetaculares. Cada vez que publica, percebo que estão evoluindo sempre.
    Esse aqui me chamou muito atenção, pois lembra meu estilo:
    À espera fico
    do João-de-barro voltar
    com terra no bico.

    A métrica também está perfeita.

    Suas postagens são como vinho: quanto mais raras mais saborosas.

    Fiz este haicai agora para si e para amiga Luna:

    Quando a branca garça
    Ver um peixe, fica imóvel,
    Logo se disfarça.

    Abraços para ambas do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  20. Eliiisa, Olha eu aqui de novo, rsrs... vim namorar... vejo que ganhamos um belíssimo haicai do nosso amigo Bento Sales... gostooooso, bommmmmm um presente, adoro presentes em poesia... deixo aqui meu obrigaaaaaaaaaada ao nosso amigo. E a voce mais uma vez, obrigada, amiga, de coração. bjuuuuuuuu de linda tarde. (deixo meu, também, agradecimento a todos os presentes, obrigada)

    ResponderExcluir
  21. Oi Elisa,

    Tudo bem? Gostei da arara, pelo nome e da citação ao Bento. Confesso que não conhecia Midim e esse estilo de texto.

    A contextualização regional e muio agradável e resgata um pouco de nossa cultura e Brasil.


    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  22. Oi, Elisa

    Adorei, principalmente porque gosto das araras, já até bordei uma toda de lantejoulas e miçangas no blog tem foto dela.

    Lindo texto!

    P.S.: E aí já testou a receita do pavê?

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Querida Irmazinha Elisa...

    Que lindo tudo aqui...
    O teu conto....... os mini versos....as imagens...
    Um encantamento so!
    Fico ate sem palavras porque nada que eu diga
    vai fazer jus ao que eu senti te lendo!

    ResponderExcluir
  24. Demorei, mas cheguei! Agora, retomando de verdade! ahahahh

    Que linda postagem Elisa!!!! Adorei ler o nome do Bentinho alí! Suas postagens são sempre cheias de encanto...

    Ah, quero agradecer por suas lindas palavras lá no meu bloguezinho. Encheu meu coração de alegria. Muito obrigada, querida!!!

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  25. Quanta graça, leveza e criatividade para nos apresentar os mindins. Uma aula, porque aprendi tudo. Sabe que leio os haicais já faz um tempo e nunca me passou pela cabeça fazer algum, e agora lendo os mindins fiquei morrendo de vontade de experimentar, não sei porque... quem sabe?

    Não preciso nem falar mais que amei os mindins, né? que lindos, maravilhoso, encantados! amei demais! estou devendo uma visita para o Jorge e agora também para a Luna.

    A flor de Van Gogh ficou linda demais...

    Como sempre, tudo encantado por aqui... que aula linda! gostei mesmo, demais desses mindins!

    Um beijo com muito carinho, Elisa querida!

    ResponderExcluir
  26. Textos e haikai's lindos, que já não são surpresa sempre que te visito!
    É um encanto cá sempre voltar!

    De regresso de férias fica aqui o meu abraço apertado e o meu beijinho.

    ResponderExcluir

  27. Olá querida Elisa,

    Mais uma novidade para mim. Como é vasto o terreno dos versos, da poesia e da criatividade. Já achava lindos os haicais e me apaixonei pelos mindins. Pena que não tenho veia poética, pois adoraria poder fazer alguns haicais e mindins.
    Linda cadeia poética!
    A garça branca é lindíssima, assim como os mindins. Parabéns à Luna! E parabéns a você pelos lindos haicais do vídeo, assim como pela bela postagem.

    Obrigada pelo carinho de sempre.

    Tenha um lindo final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite amiga Elisa!

    Mindins? Já achava os haikais pura essência da palavra poética, agora vejo esse primor contidos em duas sílabas!

    Bella, tenha um domingo maravilhoso!

    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  29. Elisa, querida, seu espaço exige que entremos várias vezes, para absorver todo o encantamento de suas postagens. Não conhecia os mindins e os achei maravilhosos.
    A forma como conduz os passeios das aves, as modificações que a natureza pede, emoldurando tudo com as imagens, nos faz sonhar.
    Seus haicais pedem sempre os mesmos adjetivos, são sublimes.
    Mais uma vez, parabéns pela competência com que trata seu blog. Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia os mindins! a minha veia poética é muito limitada não dará nem para haikais nem mindins, pena...
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. oi Elisa... ficou um primor sua cadeia poética de mindim... já tá craque na modalidade... eu fico feliz que o mindim está no gosto dos poetas; é como um filho ser querido... bjamada, linda semana de paz.

    ResponderExcluir
  32. Oi querida...conforme o que te disse, estou publicando meu primeiro mindim neste meu Blog, Dolce Algodão, onde faço referencia a ti e este seu post.
    Se quiser ler, ficarei honrada... boa semana amiga, beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  33. Bom, escrevi então o Mindim conforme você me pediu, Elisa...

    O vento
    beija
    flores

    Beijinhos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  34. Oi Elisa vim conhecer o blog, a indicação da Valeria, e olha
    fiquei encantada, vou ficar por aqui. Amo poesia e também a natureza que sempre me inspira.
    Um grande abraço.
    Lourdinha Vilela

    ResponderExcluir
  35. E que esse vento traga boas novas sempre....beijos amiga e uma bela semana pra ti e obrigado sempre pelo seu carinho lá no Livro...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  36. Elisa,eu adorei!Acho esses mindins lindos de viver!E tua história sempre me encanta tb!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  37. que lindos mindins...encantaram minha semana. beijos!

    ResponderExcluir
  38. Amiga quem resiste a tanta maravilha!
    Sempre escolhas perfeitas e feitas com tanto carinho.
    É uma honra ter aqui minha gatinha Moody .
    OBRIGADA pela sua amizade.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  39. Adoro passar por aqui A beleza é mesmo muita e mostra a tua sensibilidade.
    um beijo enorme para ti minha amiga

    ResponderExcluir
  40. Ah, como é bom vir aqui beber desta boa energia, paz, muita tranquilidade.
    Refiz com teu comentário Haikai a imagem de meu último post que já visitaste. Tem lá os teus créditos claro. Amei como sempre tua visita e companhia lá na cubata da minha serra... que anda um pouco destratada...

    Beijo e um kandando com muito carinho por ti e teu trabalho inspirado e maravilhoso.

    ResponderExcluir
  41. Elisa,passando para reler seu post e me inteirar mais dos mindins pra ver se faço um pra te mandar!...rss...bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  42. Boa noite filha amada !!!!
    Quando venho aqui sempre saio comovida pela criatividade exposta que vc nos oferece...esses mindins deixou seu post mais rico juntamente com a sua inteligência...
    bjs de boa noite!!!!!

    ResponderExcluir
  43. Passando pra reler e ver como estás.... Hoje tem post novo! Quinta e sexta-feiras iluminadas!
    Um abençoado e feliz final de semana!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Vou me inspirar e te mando! beijos,chica

    ResponderExcluir
  45. Vim ver suas pinturas... com as imagens e com as letras ;)
    *-* lindo(a)s!!!

    Beijos =)

    ResponderExcluir
  46. Olá, Elisa.
    Belo texto e lindíssimos haicais; esta forma de criá-los eu ainda não conhecia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  47. OI ELISA!
    ESTA MODALIDADE POÉTICA CHAMADA "MINDIM", QUE EXPLICAS TECNICAMENTE A DIFERENÇA DOS HAICAIS, É TÃO BONITA QUANTO.
    PARABÉNS PARA A LUNA PELA CRIAÇÃO.
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  48. Querida amiga

    Peço desculpas pela minha ausência, mas não é por esquecimento, mas sim por conta de meu novo projeto, o qual me está retirando muito tempo.

    Ser esposa, mãe, amiga, dona de casa, e ainda aprendiz de escritora, não é tarefa muito fácil, requer de nós um grande equilíbrio.

    Queria muito agradecer por sua presença amiga lá no meu cantinho, presença que me alegra por demais meu coração e minha vida! Muito Obrigada!

    Me perdoe por alguma coisa.

    Um lindo dia para você.

    Abraço amigo

    Maria Alice

    ResponderExcluir
  49. Apresentamos aqui
    Eu estava interessado em ler este post
    especialmente com o blog bonito e agradável
    Eu gosto disto
    obrigado

    ResponderExcluir
  50. Elisa, suas fotos são lindas, pelo jeito, temos algo em comum, fotografar as coisas da natureza.

    Obrigado pela visita, e apareça sempre que possível. Bom final de semana pra você.

    Bj

    ResponderExcluir
  51. Oi
    Querida
    Amiga sempre que venho aqui sai encantada,obrigado
    Fotos lindas,bom conhecer esta modalidade poética
    Amei sua vst,obrigado de coração
    Uma linda semana
    Bjsss

    ResponderExcluir
  52. Oi, Elisa!

    Suas amiguinhas araras são mesmo adoráveis. Como também o é seu blog por inteiro, tratando de dizer as coisas belamente através das escritas, em geral, especialmente dos haicais. A natureza é ponto revelador de grande aconchego. Por isso tomei a liberdade de postar matéria sobre as araras e seu blog, em breve e sincera homenagem.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  53. Olá, linda amiga, boa noite!

    É impossível não sentir o aroma suave da flores, e ouvir o sentido cantar do passarinho aqui no teu espaço, porque os teus Haikais possuem vida, e vida abundante , feito o coração da poetisa. O amor pela natureza e pela poesia, é tao fácil de entender, não é mesmo, Elisa?

    Lá no meu blog, participando de uma blogagem coletiva, promovida pelo poeta Antonio Pereira, escrevi alguns versos homenageando os blogueiros pelo dia do Blog...Lá nas entrelinhas, te fiz uma pequenina homenagem, assim como a alguns amigos que me visitam com freqüência.

    Excelente final de semana pra todos nós, querida!

    BJoss da LU...

    ResponderExcluir
  54. Oi Elisa!!!

    A natureza é sublime, uma dádiva dos céus e seus haicais representam tão perfeitamente isto, muito lindo mesmo!!! Parabéns pelos seus interessantes e belos post!!!
    Obrigada por seus comentários lá no meu blog, adorei todos!!!
    Tenha um alegre fim de semana!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  55. ♡✿彡╮
    Tudo que você escreve fica lindo... é o seu coração em tudo...
    Bom fim de semana!
    Beijinhos.
    •°♫¸.♪♫°

    ResponderExcluir
  56. Querida Elisa, tudo bem, lindeza? Faz tempão que a gente não se fala, mas eu naum te esqueci, viu?

    Olha só, não sei se vc sabe mas está rolando um concurso de haikai no blog http://poetasdemarte.blogspot.com.br e eu logo lembrei de ti. Porque vc é FERA no assunto!
    Teus haikais são mesmo dignos de concurso. Se interessar eu vou torcer pra você! rs

    Bacios cara mia!
    saudades

    ResponderExcluir
  57. Olá, Elisa. Que maravilha amiga. Obrigada pelo seu carinho! Essa alma iluminada que é vc. Amei estar aqui e essas imagens maravilhosas. Desculpe a falta! Tive muitos problemas más estou retornando. Deixo um feliz domingo e um beijo carinhoso pra vc.

    ResponderExcluir
  58. Oi, Elisa

    Estou visitando novamente sua postagem que está muito linda e agradecer pelo comentário lá no meu blog.

    Um abraço e bom domingo para você e família.

    ResponderExcluir
  59. Olá!
    Ficou lindo o jeito que você apresentou o Mindim da Luna!
    Criativa e talentosa. Adorei também o seu blog e fico.
    Um abraço e prazer conhecer mais uma amiga.
    Ivany

    ResponderExcluir
  60. Boa noite amiga Elisa. Bolinha mandou vir correndo agradecer pelos parabéns. Mindins... não é fácil escrever mindins... cada um tem seu dom especial, o meu é apenas viajar. Eu e Bolinha te desejamos uma ótima e abençoada semana. Fique com DEUS

    ResponderExcluir
  61. Olá, grande amiga Elisa!
    Vim dar mais apreciada em sua espetacular postagem e lhe agradecer pela visita e comentário gentil no blog.

    Desejo-lhe uma ótima semana.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  62. Magnífico post! Não imaginava...nem de longe. Que delícia. Obrigada, querida.
    BShell

    ResponderExcluir
  63. Olá Elisa!
    Gostou do meu pé de lichia? O bom da história é o REAL! Em partes...kkk Realmente eu ganhei a mudinha, plantei, cuidei com todo carinho e hoje vem a recompensa, não o beijo, (isso foi pra embelezar a poesia), mas o prazer de encher os olhos ao vê-lo tão grande e frutífera!
    Obrigada Elisa, já me familiarizei com você, é como se nos conhecêssemos a muito tempo!
    Um beijo
    Sua amiga
    Ivany

    ResponderExcluir
  64. Poetisa Elisa,parabéns pelo excelente blog e o feliz enfoque que está dando ao novíssimo e já muito bem aceito Mindim, de Luna Di Primo; aí vai um:

    que bom
    seguir
    seu blog

    bjs, poetisa

    ResponderExcluir
  65. Sai para poetar
    e me embriaguei de tantos
    haicais
    poemas de flores
    girassóis jasmim
    tantos poemas
    mindim
    a se a vida fosse
    assim
    um poema
    um lápis de cor
    estes versos de amor!

    Luiz Alfredo - poeta

    ResponderExcluir
  66. aiai, a imagem lá em cima tá linnnda... sabe qdo tô procurando alguém e não acho? venho aqui que é certeza rsrs bjamada linda noite

    ResponderExcluir
  67. Pintando haicai
    Segue Elisa Campos
    E junta amigos

    ResponderExcluir
  68. oi Elisa passei para deixar abraço, esteja bem e os seus.

    ResponderExcluir